30 de abril de 2011

Cordel Encantado



Ai eu queria muito postar de novo a tag Estilo aqui no Buteco!

E quando vi um capítulo perdido de Cordel Encantado, pensei: é agora!

Cordel Encantado é a novela das 18h da TV Globo. Praticamente um conto de fadas moderno, a trama central da novela é a história de Açucena, a princesa Aurora de Seráfia, e Jesuíno, filho do rei do Cangaço. Com uma abertura fofa, uma música capaz de contar toda a história em pouco mais de um minuto e um enredo adorável, Cordel Encantado também prima pela arte.

A arte de Cordel Encantado é um show a parte, vamos combinar. A abertura feita por Hans Donner, Alexandre Pit Ribeiro e Roberto Stein, é construída através das ilustrações presentes nas literaturas de cordel, além de ser uma prévia da história. Ana Maria de Magalhães arrasou na escolha dos elementos para a decoração dos cenários. É tudo muito bem trabalhado. No núcleo de Brogodó, a cidadezinha do sertão, o quarto de Açucena e o de Antônia refletem bem as influências folclóricas e trazem o artesanato. Já o núcleo de Seráfia é construído com base na corte francesa. Ainda no castelo, os quartos são grandes e luxuosos, com móveis e objetos imitando o ouro e a riqueza da época.

E, por fim, a parte que mais nos interessa neste post: o figurino. Fiz uma busca rapidinha no meu grande amigo Google e descobri que o figurino é assinado por Marie Salles e Karla Monteiro. Vi algumas matérias na Globo, na UOL e um post no Diário do Figurino. Daí em diante foi fácil. Marie Salles (também assinou o figurino de Viver a Vida) e Karla dividiram a novela em quatro núcleos: Seráfia do Norte, Seráfia do Sul, Brogodó e Cangaço.



Seráfia do Norte é o núcleo do Rei Augusto, da Rainha Cristina e dos vilões: Duquesa Úrsula e mordomo Nicolau. Os dois primeiros, assim como a grande maioria dos personagens próximos a eles, têm roupas em cores solares: dourado, bege e tons claros de marrom. Segundo Marie, o figurino do Rei Augusto foi inspirado no czar Nicolau II (o pai da princesa Anastasia). Já a Rainha-mãe foi inspirada em Maria I, a Louca e a chiquetésima Rainha Vitória. O resultado é muito brilho, bordado e tecidos finos. A Rainha Cristina aparece bem pouquinho, mas teve um figurino inspirado em fadas. Ou seja, bem claro, delicado e fluído.

A vilã Úrsula merece destaque! O figurino é maravilhoso, cheio de rendas, peles, penas, bordados e chapéus. Ela usa bastante preto, bordô e verde escuro, para ilustrar bem sua maldade. Diva, com certeza! Suas roupas foram inspiradas na Rainha Alexandra, esposa do czar Nicolau II, que também era muito, muito chique, e na Madrasta Má de A Branca de Neve, olha só que legal!


Seráfia do Sul, o núcleo do bonitinho Príncipe Felipe e de sua família, é marcado pelas cores prata, preto e azul marinho. O xodó de Karla, Seráfia do Sul teve os figurinos inspirados na Lua e em Guerra nas Estrelas, por isso, as roupas tem essa pegada mais futurista, mesmo sendo de época. Dá uma olhada na estampa do vestido da Rainha Helena. Bem Rainha Amidala, né?


Brogodó! O núcleo mais artesanal de Cordel Encantado. Dá até gosto ver tanto bordado. Açucena, Jesuíno e Dona Ternurinha são os personagens que mais se destacam pelo figurino muito bem trabalhado. Rendas filé, crochê, patchwork, bordado, couro e jeans compõem lindas peças. O vestido de baile de Açucena, por exemplo, é maravilhoso. Todo feito em renda filé, tem um acessório inesperado: um cinto de piaçava. Lindo demais, né? A foto não é das melhores porque a dona Globo falhou na divulgação. Outra coisa que é bem a cara de Açucena, e está fazendo sucesso, é a saia de patchwork, ou melhor, as saias. São delicadas, fofas e bem "mocinha". As cores são quentes, variando entre laranja, cereja e goiaba...

Jesuíno, o lindo-tesão-bonito-e-gostosão Cauã Reymond, tem um figurino bem sertanejo, misturando o colete de couro do Cangaço com o jeans do dia-a-dia do trabalhador. Uma coisa legal que já deu pra reparar nas roupas do Jesuíno é a cor caramelo. No colete, na bota ou até mesmo na calça. O mocinho também usa e abusa dos blazers clarinhos, begezinhos, pra combinar com o clima.

Dona Ternurinha é como uma emergente dos dias de hoje. Exagera em tudo! Mas nem por isso fica mal vestida. Aliás, diga-se de passagem, Marie e Karla tiveram um supertrabalho para fazer as roupas da primeira-dama. Tudo trabalhado no bordado, elas até dizem que tudo que Ternurinha veste é brogodense. E os chapéus? Sucesso também, hein! haha



Cangaço é sinônimo de muuuito couro! Em Cordel Encantado não é diferente. Todos os cangaceiros usam coletes e botas caramelo, além daquele chapéu característico. Há muito bordado pra embelezar o figurino do Capitão Herculano e sua turma. Tachas e placas prateadas também dão o ar da graça nesse núcleo. Destaque para o tapa-olho do personagem Zóio-Furado, todo trabalhado nas tachas!


Nossa, escrevi muito, né? Espero que não tenha ficado muito cansativo! É que eu simplesmente me apaixonei por esse figurino e por essa novela e não consegui parar de falar... hahaha

Beijos

10 comentários:

Karol disse...

Oi flor, tudo bem?
Vim te convidar para conhecer minha nova loja virtual!!! As pessoas sempre me perguntavam onde encontrar as peças e tendências que indico no site e resolvi então criar um espaço totalmente dedicado a isso, são muuuitas tendências em apenas um lugar.. bolsas, sapatos, roupas, acessórios...

espero sua visitinha!

www.lojakarollourenco.com.br

beijos

Diário do Figurino disse...

Que post fantástico! Seu blog é lindo demais, parabéns!

Carla disse...

Ola, nem sei como cheguei no blog de vcs, simplesmente um dos melhores q já tive o prazer de visitar neste mundo blogueiro. Vcs são ótimas blogueiras. Desde o layout, as fotos(sai futucando tudo rsrs), as cores, tudo, tudo, tudo, a maneira como escrevem. Realmente lindoooooooooooo!!!

Parabéns!!!

Anônimo disse...

OI, gostei muito, mas prefiro o estilo da Serafia do Sul! É mais classico!

Nah Mansur disse...

Diário do figurino: Muito obrigada!
Adorei o seu blog também. Vc tem ótimos posts!

Carla: Muuuuito obrigada mesmo!
Você foi uma fofa e nos incentivou a voltar a postar no Buteco. Ficamos realmente muito felizes com seu comentário!

Anônimo: Seráfia do Sul é mesmo muito chique! haha Eu gosto bastante também!

RUDSON ROCHA disse...

Boa noite,gostei muito do teu estilo,gostaria de pedir-lhe permissão para copiar suas fotos e algumas de suas palavras para que eu possa criar uma comunidade para todos que gostam dessa novela maravilhosa, sem falar que sera uma forma de divulgação para seu Blog, desde já obrigado e saiba que ganhou mas um leitor...

Nah Mansur disse...

Olá Rudson,
Super obrigada!
Fique à vontade para copiar as imagens, é só colocar os créditos (:
beijos

Anônimo disse...

Ando correndo atrás dos coletes de couro do Jesuíno e não acho em lugar nenhum. Curto muito a moda "country". Quem souber me dê a dica, falou?
Luiz

Nah Mansur disse...

Oi Luiz,
A dica para achar esse tipo de colete são os sites Ebay e Mercado Livre.
Encontrei esses daqui:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-198628477-colete-couro-na-frete-e-tecido-atras-masculino-lindo-_JM

http://www.ebay.com/itm/MENS-FAUX-LEATHER-WAISTCOAT-S-M-L-XL-NOT-COAT-JACKET-/130565940839?pt=UK_Men_s_Suits_Tailoring&var=&hash=item641fb1a729

Acho que esse é o mais próximo do colete que Jesuíno usa na novela.
http://www.ebay.com/itm/VTG-MENS-GENUINE-FULL-LEATHER-WAIST-COAT-VEST-L-36-38-/370515886909?pt=UK_Men_s_Waistcoats&hash=item564477c33d

Mas se você tiver uma costureira de confiança, é válido pedir a ela para fazer um para você, daí você pode deixar personalizado e tal.

beijos

giovanna disse...

adorei a postagem e as fotos!!! adoro a novela!!1 bjos e parabens!

Postar um comentário

Todos os comentários são muito bem vindos e não estão sujeitos a aprovação, por isso, soltem o verbo, opinem, critiquem, deixem sugestões e venham participar com a gente. ♥