19 de agosto de 2011

Hoje é o dia mundial da fotografia!





Fotografia é uma das minhas maiores paixões e acredito que seja de muita gente também. Ela pode servir tanto como forma de arte e expressão, como para eternizar algum momento especial.

Hoje em dia é comum a maioria das pessoas possuir uma câmera e o modo automático está aí para salvar as vidas, mas não é ótimo poder controlar a sua foto e deixar ela do jeitinho que você imaginou? Por isso, com conceitos básicos e simplificados vou explicar as funções manuais da câmera para você fazer sempre bonito e conseguir tirar lindas fotos sempre!

Em uma câmera de função manual, você precisa aprender a controlar 3 coisas: Abertura, Velocidade e ISO. A abertura controla a luz que vai entrar e a profundidade de campo (foco). A velocidade, como o nome já diz, define a velocidade em que a foto vai ser batida. Ela também regula a luz que entra e é fundamental regulá-la quando há algum movimento na foto. O ISO define a sensibilidade da luz e dependendo do seu valor, as fotos podem sair mais nítidas ou mais granuladas.

Na câmera há um fotômetro que controla a exposição, balanceando a abertura, a velocidade e o ISO para que a foto saia perfeita. Na dúvida, é só ir regulando esses itens até a marquinha ficar no zero.

Achei essa ilustração sensacional mostrando de forma simples tudo o que você precisa saber sobre fotografia. A original é em inglês, mas a linda Nah Mansur usou todo o seu talento para traduzir para a gente!

Imagem traduzida daqui.

Quando você estiver dominando esses conceitos básicos, é hora de usá-los ao seu favor, brincando com as diferentes velocidades e aberturas para transformar as suas fotos em verdadeiras obras de arte! Vamos nos inspirar?




Fotos daqui, daqui e daqui


Foto da Linda Lu do Chata de Galocha

Ps: Esse post foi uma pincelada super por cima desse tema super complexo que é a fotografia. Para quem gosta e quer se especializar, indico sites específicos, que explicam com muito mais riqueza de detalhes, como o Fotografe uma Ideia e Dicas de Fotografia.

Um comentário:

Natalie oliveira disse...

Nah, vim agradecer sua visita e seus elogios ao meu blog mmadamelie.blogspot.com e me deparei com esse post seu, que amei logo de cara =). Adorei esse guia prático para uma boa fotografia. AMO fotografia tb, inclusive vou fazer um curso básico sobre mês q vem. :) Tô ansiosa já *-*.

Muito obrigada pelo comentário. E seu blog já está no meu top, viu?! rs. Gostei muito!
Beijos!

Postar um comentário

Todos os comentários são muito bem vindos e não estão sujeitos a aprovação, por isso, soltem o verbo, opinem, critiquem, deixem sugestões e venham participar com a gente. ♥