7 de agosto de 2011

#Panelinha: Salmão com Shimeji


 
Estreando tag nova no Buteco, a #Panelinha de hoje vem direto da pessoa que menos sabe cozinhar aqui: eu.

Sinceramente, não tenho talento. Meus bolos saem murchos, meu arroz vira papa e, se bobear, eu queimo até o miojo. Isso quando não chamo os bombeiros, porque deixei a pipoca queimar e joguei água na panela, para parar de fazer fumaça e piorei 12345 vezes a situação.

Mas descobri que tenho salvação, meninas.

Sim, sim, eu tenho.

Existem receitas fáceis no mundo. Tão fáceis que até eu sou capaz de fazer. Então, pensando que podem existir mais pessoas sem muito talento culinário, resolvi criar a #Panelinha.

Sempre que eu e as meninas aprendermos algo gostoso e fácil de fazer, viremos até o Buteco para contar a nossa proeza e dividir a receitinha amiga com vocês.  
 montagem da Nanda (tô tão orgulhosa, Banana! <3)


Para começar a #Panelinha de hoje, Salmão com Shimeji.

Ingredientes:

900 g de salmão (daqueles que vem no melhor esquema bandejinha do Pão de Açúcar)
150 g de cogumelo Shimeji branco
150 g de champignon
60 g (= 1 vidro pequeno) de alcaparra 
2 batatas doces (ou batata normal, mas a batata doce dá um gostinho a mais)
1 limão
Molho Shoyo
Sal

Modo de Fazer: 
Antes de começar, é importante preparar o peixe. Não tem segredo nenhum, já que o supermercado já tem aquelas bandejas lindas de salmão cortado. O único trabalho que nós vamos ter será: abrir a embalagem, colocar o salmão numa fôrma de vidro (pergunta para a sua mãe qual pode ir no forno) e deixá-lo uns 30 minutos marinando com limão e sal. Simples assim.

Enquanto esperamos o salmão pegar um temperinho, podemos começar os chips de batata doce. Depois de lavar e descascar as batatas, vamos cortá-las em rodelinhas finas - ou no meu caso, pequenos tocos, porque eu não tenho habilidade com facas. Aí o esquema de fritura é o mesmo de batatinha frita. Coloca o óleo, espera esquentar, frita tudo até dourar e tira. Fim.

Chips de batata doce feitos, bora para o molho delícia que vai ficar sobre o salmão. Primeiro vamos cortar o Shimeji. Ele vem em pequenos "raminhos", então, é só cortar a "raiz" e jogar fora (assim). Depois, vamos cortar os champignons em três pedaços. Com os cogumelinhos cortados e bonitos, é só pegar uma panela pequena, colocar lá dentro e misturar os dois com a alcaparra e molho Shoyo. Quem gostar bastante de alcaparra, pode colocar um pouco do caldinho dela no molho também, que dá um saborzinho a mais. Depois de misturar bastante os ingredientes, pode desligar o fogo e deixar descansar.

Molho: check. Salmão, aí vamos nós.

Ligue o forno (pode deixar em média de 220º, que é fogo médio), coloca o salmão e deixa lá bem lindo por mais ou menos 20 minutos. Dá uma olhada, se ele tiver coradinho e borbulhando, já pode desligar. Se não, deixa mais um pouquinho.

Assim que retirar, vamos pegar o molhinho que preparamos e colocar sobre o salmão. Pode colocar mais Shoyo, sem medo de ser feliz, e ir espalhando pelo peixe o molho. Depois, pegue os chips de batata doce e coloque em volta para decorar.



E... Pronto! Espero que vocês tenham gostado!

6 comentários:

Gabriela Machado disse...

adorei a tag nova!
delicia de receita hehe
já te coloquei lá no blogroll tb flor ;)

beijo
gabi machado

http://efusivamentedeselegante.com/

Thaís Araújo disse...

A cara tá ótima, pena eu não gostar de salmão, haha!
Bjs, Thá.
http://consumisse.blogspot.com
@thaharaujo

Camila Sawagi disse...

Humm, adoro salmão, e a receita deve ficar realmente uma delicia =)

Eu até que sou boa na cozinha, mas se tem uma coisa que eu sou péssima fazendo, são bolos rs.

Bjuss
@obapho

Cynthia... disse...

Adorei!!!! Também sou um desastre na cozinha! Marido sofre coitado!

Já estou amando a tag!

Bjos
http://embonita.blogspot.com

Carlinha Fernandes disse...

Queria te pedir uma ajudinha

Meu blog está participando de um concurso do dia dos pais e preciso do seu voto, se não for incômodo

Basta entrar neste link: http://www.quintto.com/quorun/hotsite/ e votar no look do Blog Equilíbrio Sempre, é o quarto look de cima pra baixo, o único look que tem um modelo vestido com as peças

Desde já super obrigada pela força

Bjoss

Naty Figueirêdo disse...

Hummm tem uma cara deliciosa!
Adorei a dica e posso garantir que você não é única a fazer bobeiras na cozinha! haha

Beijosss.
natyfigueiredo.com

Postar um comentário

Todos os comentários são muito bem vindos e não estão sujeitos a aprovação, por isso, soltem o verbo, opinem, critiquem, deixem sugestões e venham participar com a gente. ♥